il faut être absolument contemporain

Le contemporain est celui qui fixe le regard sur son temps por percevoir non les lumières, mais l’obscurité.


[Monument, Jenny Holzer, 2008]



Numa sucessão de fragmentos elípticos e eruditos, Agamben, convoca-nos à interrogação da contemporaneidade e do que é ser contemporâneo.
Não nos será possível a condição contemporânea sem distanciamento. O homem contemporâneo permanece dessincronizado da sua época. Ainda que actual, estar dentro da actualidade não será condição suficiente. Torna-se imperioso viver o tempo de modo anacrónico, mas sem qualquer traço nostálgico nem de condenação do presente. O século, saeculum, nome primevo do tempo de vida, é a coragem de olhar o tempo, a época, para entender a obscuridade fundamental: “contemporain est celui qui perçoit en plein visage le faisceau de ténèbres qui provient de son temps”.
Ser contemporâneo é manter uma relação particular com o tempo. Uma relação que será uma fractura entre o saeculum e as gerações, e será nessa fractura que eles se encontram. À contemporaneidade exige-se aperceber da obscuridade do presente, relacioná-la com outros tempos, através de uma leitura original da história. Citar a história em função de uma necessidade que provém de uma exigência à qual não se pode deixar de atender: a ultrapassagem do “agora” pela “luz invisível que é a obscuridade do presente”.

[Qu'est-ce que le contemporain?, Giorgio Agamben]


about this entry


  1. Maria José 4.12.08

    Esta lição de Giorgio Agamben ilumina a complexidade e riqueza subjacente ao que é ser contemporâneo: o que (quem ou quê) é atravessado pela história, pelas práticas e pelos saberes em circulação. Uma história da práticas artísticas contemporâneas obriga ao reconhecimento e à identificação destes traços que nos perpassam e informam o que fazemos. Para uma história da dança contemporânea, escrita nesta perspectiva, leia-se "Poétique de la Danse Contemporaine", de Laurence Louppe", obra em breve editada em português pela Antígona.
    Maria José Fazenda

     
  2. AM 5.12.08

    o texto é demasiado para a minha pobre cabecinha mas gostei muito do link para a exp.
    obg joão