resistência dos materiais


A perplexidade da hybrid country house, releva não tanto do objecto mas mais da construção teórica que lhe dá sustentação aparente. A mistura de imagens; a manipulação da teoria; a postiça transdiciplinaridade. Porque, justamente, prossegue a necessidade radical de ir à não-arquitectura encontrar o método – os procedimentos e o processo para se chegar a um fim.
Já mergulhados estamos no pressuposto da crítica cultural contemporânea, da prevalência do visual, do olhar voltado para superfícies simulacro; do real que se evapora desconcertado pelo espectáculo hiper-realista das cópias que proliferam através das imagens ininterruptas que acolhemos como estímulos nervosos. E começamos a erguer as nossas construções imateriais.
Les Immatériaux, era este o título de uma exposição a partir de Lyotard, onde participava Eisenman, em 1985, no Beaubourg. Nada mais paradoxal para a arte da densidade e da massa. Mas admitamos que se filia na tradição “vanguardista”, no caso, sob tutela do pensamento pós-estruturalista francês. As certezas da modernidade são aqui fragmentadas – método tão caro ao pós-modernismo – avultando a “desmaterialização” dos escombros de Pruitt-Igoe.
Daqui só acedemos ao objecto através do discurso a seu respeito: triunfa a mediação, a irremediável polissemia. O cortejo é de imagens e traços e simulações.
A angústia é a pouca profundidade de campo das imagens brilhantes. A perda é a do corpo.
"O belo é o que é representado sem conceitos como objecto de um comprazimento universal", voltemos a Kant. E voltamos ao repúdio da necessidade de impregnar no objecto mediações postiças de “memória”, “citação histórica” ou qualquer outro conceito artificioso que nos conduza à luz de um objecto tão oculto e enigmático como a arquitectura.
É por isso a hybrid country house um objecto-gesto. É o espírito do tempo que lá se inscreve. A fragmentação, a ambiguidade, o fluxo imagético, o trânsito cultural.
O problema do valor é um problema de resistência. Afinal, da resistência dos materiais. Essa é a prova a que a casa deverá resistir.
Resiste?


about this entry